Tudo que você precisa saber sobre ensino superior à distância

Modalidade cresce a cada ano no Brasil e já supera o ensino presencial em número de vagas ofertadas

Tudo que você precisa saber sobre ensino superior à distância
Ensino superior à distância cresce no Brasil – Foto: Divulgação

O ensino superior à distância (EAD) cresce a cada ano no Brasil. Com mais de 2 milhões de matriculados, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), a modalidade abrange áreas cada vez mais diversas e chama atenção de quem quer estudar pagando menos e com maior domínio sobre os próprios horários. Basta ter um computador, conexão com a internet o principal: foco e disciplina.

De acordo com o MEC, a curva de vagas para o ensino a distância ultrapassou a dos cursos presenciais pela primeira vez no ano passado. Em 2018, foram 13,5 milhões de vagas oferecidas para cursos de educação superior no Brasil. Delas, 7,1 milhões foram para o ensino à distância, enquanto 6,4 foram para cursos presenciais.

Evolução da oferta de vagas no ensino superior à distância no Brasil

Mas, mesmo com toda a popularização e evolução do formato EAD, dúvidas ainda são bastante comuns e pairam sobre validade do diploma, onde estudar, como acontecem as aulas, valores e muito mais. Questões que buscaremos responder nos tópicos a seguir!

Diplomas

A principal dúvida sobre o ensino superior à distância é quanto a validade do diploma oferecido pelas instituições. Valem da mesma forma que os dos cursos tradicionais? Pois a resposta é sim, valem! Mas um quesito muito importante é preciso ser levado em consideração: a faculdade escolhida tem de ser reconhecida pelo MEC e precisa ter autorização formal para oferecer a graduação nessa modalidade.

Um profissional formado em curso superior a distância pode disputar vagas de emprego, prestar concursos públicos ou ingressar em cursos de pós-graduação, assim como qualquer pessoa com diploma de graduação presencial tradicional.

Como funcionam as aulas?

Nos cursos à distância, os alunos aprendem por meio de um ambiente virtual de aprendizagem especialmente desenvolvido para aquela faculdade. Lá estarão todos os conteúdos e recursos didáticos necessários para acompanhar tudo sobre cada tópico: livros digitais, ferramentas de comunicação com professores, tutores e outros alunos, videoconferências, bibliotecas, apostilas, animações, links e muito mais.

O conteúdo continua após o anúncio

Além disso, todos os cursos à distância têm encontros presenciais obrigatórios ao longo do semestre. Alguns mais, outros menos – tudo depende do tipo escolhido: a distância ou semipresencial.

O curso a distância tem grande parte das aulas realizadas pelo ambiente virtual de aprendizagem. Já o semipresencial conta com uma frequência maior de encontros presenciais: de uma vez a cada 15 dias a até duas vezes por semana, dependendo da faculdade. As aulas acontecem nas salas e laboratórios das unidades ou polos de apoio.

Valores

Seja qual for a área escolhida ou a faculdade desejada, fazer um curso a distância sai bem mais em conta do que um presencial. Os preços de mensalidade podem variar, mas continuarão mais baixos que em escolas presenciais. Esses valores podem ser ainda menores caso o aluno consiga bolsas ou financiamentos.

EAD na Unip

A Unip, em Itabira, está com matrículas abertas para o processo seletivo do 1º semestre de 2020 no ensino superior à distância. Inscreva-se agora e garanta 30% de desconto para o curso todo na melhor universidade a distância! Mudar sua história só depende de você.

Matrículas a R$ 60,00 e mensalidades a partir de R$ 149,00. Garanta já a sua faculdade: https://bit.ly/2PqeOWt.

Unip
Endereço:
 rua Ipeoma, 349, bairro Pará, Itabira/MG
Telefones : (31) 3831-4944 e (31) 99615-8592 (whatsapp)
Site: www.unip.br/ead/

Serviços relacionados