Lupa de Minas: cidadãos poderão acompanhar dados de municípios por meio de aplicativo do TCE/MG

Aplicativo Lupa de Minas apresenta informações sobre contas em áreas como saúde, educação, obras e convênios

Lupa de Minas: cidadãos poderão acompanhar dados de municípios por meio de aplicativo do TCE/MG
O presidente do TCE/MG, Mauri Torres, o presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais, e o chefe de Gabinete do TCE/MG, Gustavo Milânio – Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG) lançou, nesta segunda-feira (16), o aplicativo Lupa de Minas, no auditório Vivaldi Moreira, em sua sede na capital mineira. A ferramenta permite que o cidadão tenha acesso, de forma lúdica e via celular, aos principais dados fiscais do seu município, nas diversas áreas de atuação, como saúde, educação, obras e convênios.

O evento contou com a presença do vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia, e do presidente do TCE/MG, conselheiro Mauri Torres. Outra presença foi a do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais. Durante a solenidade, foram apresentadas as principais funções do novo aplicativo, que visa a transparência como forma de fomentar o controle social.

Veja como foi a cerimônia:

O conteúdo continua após o anúncio

Por meio do aplicativo, os mineiros poderão comparar os dados da sua cidade com municípios vizinhos ou de porte parecido, para avaliar a eficiência da gestão pública. Segundo o presidente do TCE, o conselheiro Mauri Torres, a iniciativa, pioneira no Brasil, se destaca pela facilidade de acesso aos dados.

“Hoje qualquer pessoa mexe com o celular, mexe com aplicativo. Nós vamos poder acompanhar, em tempo real, as realizações: o índice da educação, o índice da saúde, índice da despesa com pessoal e, principalmente, a execução das obras”, disse.

Ainda de acordo com o Tribunal de Contas mineiro, o aplicativo Lupa de Minas foi totalmente desenvolvido pelo corpo técnico do órgão. O projeto foi viabilizado por meio de uma parceria entre o TCE/MG e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Aplicativo Lupa de Minas reúne informações sobre municípios mineiros – Foto: Divulgação

Todos os dados que comporão o aplicativo foram disponibilizados pelo Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom) do TCE/MG. Pelo aplicativo, o cidadão poderá verificar, também, os processos referentes ao município que estão tramitando na Corte de Contas mineira. O “Lupa de Minas” estará disponível tanto para Android como para IOS, e poderá ser baixado de forma gratuita.

“Os dados já estavam disponíveis, mas não estavam de fácil entendimento ao cidadão. O cidadão, na hora que baixar o aplicativo e começar a navegar, ele vai enxergar com maior rapidez e maior facilidade esses dados”, explicou o assessor da Diretoria-Geral do TCE, Paulo Guimarães Silva.

MAIS NOTÍCIAS